Apresentação


A construção do blog é parte integrante do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, para professores PEB II de Língua Portuguesa, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, como uma possibilidade de levar o educando a adquirir competências necessárias ao que condiz a leitura e escrita.

A ideia da construção do blog é que ele disponibiliza a circulação de diversos gêneros trazendo contribuição para o trabalho na escola (alunos/professores), onde possa garantir um aprendizado interativo e motivador, com produção de escrita, leitura, reescrita, sequência didática, admitindo comentários. O blog oferece muitas opções de atividades tanto ao aluno quanto ao docente e pode atuar tanto individual como em grupo, sendo hoje um meio essencial na sociedade contemporânea.

A aproximação das crianças e jovens ao computador, internet, celular, blogs, é cada vez mais rápida, independente de suas condições sociais. A era digital trouxe para a instituição escolar um novo direcionamento ao que se refere à leitura e à escrita da língua, mostrando-nos que é necessário um novo olhar para essas ferramentas, quando usadas no ensino aprendizagem.

Portanto, quanto mais experiência de leitura e escrita o aluno possuir, o processo de criação textual será mais produtivo, pois ler e escrever são processos de construção de sentidos em relação ao que se ouve, vê, pensa e sente, pois saber se expressar é indispensável para sobreviver em qualquer esfera da sociedade.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Situação Aprendizagem - Priscila


Melhor Gestão / Melhor Ensino
Sequência de Leitura – Texto “Avestruz”, de Mário Prata
Atividade de leitura para 6º ano (5ª série)
Passo 1
·         Levantamento de conhecimentos prévios através da apresentação de imagens de ovo de avestruz para turma, indagando sobre o mesmo.



·         Com a possível afirmativa de que seja um ovo de avestruz, questionar os alunos se eles já viram este animal e pedir que o descrevam.
·          Mostrar a imagem abaixo e discutir sobre as particularidades e características desse animal.




Particularidades do avestruz
1.    Andam em família
2.    Aproveita-se tudo dele (carne, plumas, ovo...)
3.    Adapta-se a qualquer temperatura.
4.    É uma ave que não voa.
5.    É a maior das aves, com 2,4m e 150kg.
Passo 2
Leitura compartilhada
Durante a leitura, o professor pode fazer algumas perguntas para os alunos para que eles possam identificar as informações presentes no texto e reconhecer os elementos da narrativa, levando-os a atribuir sentido ao texto.
1.    Quem está narrando a história? Um amigo ou amiga?
2.    Por que o narrador diz que se sentia culpado?
3.    Que tipo de narrador é: personagem ou observador? Há alguma passagem do texto que indique isto?
4.    Por que o menino pediu um avestruz de presente? Vocês acham possível criar um avestruz dentro de um apartamento? (É possível enfatizar a ingenuidade de uma criança ao pedir um avestruz ou outro animal não doméstico de presente).
5.    Por que ele comparou a expressão TPM com o avestruz?



Passo 3

Após a leitura, é possível trabalhar a intertextualidade, apresentando aos alunos a música “Avestruz”, de Dé Di Paula e Zé Henrique, bem como o vídeo http://www.automovelblog.com/tag/avestruz++papa+leguas+fugindo, ou então http://www.youtube.com/watch?v=EAN5IQiDjvM (animação).

Passo 4
Atividade Final
Como passo final, é possível trabalhar o reconto compartilhado para que toda a classe se envolva e participe da atividade de forma significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário